terça-feira, 27 de outubro de 2015

Led’s e curiosidades



Led’s e curiosidades

O LED ( Light emitter diode ) é um diodo emissor de luz, onde tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

Foto de como seria o primeiro LED
Foto: The Vintage Technology Association
O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.
O LED também pode ser usado do modo ao contrario, em vez de produzir energia luminosa o LED pode absorver a energia do sol e transformar em energia elétrica, onde acaba virando um gerador luminoso.
Curiosidades
OS LEDS NÃO LIBERAM CALOR
A luz emitida pelos LEDs é fria devido a não presença de infravermelho no feixe luminoso.

Em 1993 o professor Shuji Nakamura descobriu como alterar a coloração da luz em LED, produzindo LEDs em tons frios e abrindo caminho para novas possibilidades de uso para a tecnologia
Fonte da imagem: Ledaccentlights
Entretanto, os LEDs liberam a potência dissipada em forma de calor e este é um fator que deve ser levado em consideração, pois o LED pode ter uma degradação acentuada do seu fluxo luminoso, bem como redução da sua vida útil, onde isso pode ser prevenido com os dissipadores de calor que pode ter em alguns led’s.

No segmento das TVs, a última tendência em LED é base de compostos em carbono orgânico presentes nas ultrafinas telas OLED de HDTVs
Fonte: Samsung


Foto: Audi
Em 2010, a Audi substituiu as lâmpadas incandescentes por LEDs nos faróis do carro A8 L

Led custo beneficio:
As lâmpadas de led são consideradas caras, porém vale cada centavo investidos. Pois  gastam menos  duram mais e são mais seguras.


Comparativo entre as lâmpadas incandescentes, fluorescente e LED.
Fonte: Planeta Sustentável
A Academia Real de Ciências da Suécia concedeu nesta terça-feira (7)  o Prêmio Nobel de Física a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura pela invenção de diodos de luz azul, que, em última análise, proporcionaram uma fonte econômica de luz branca. Além do amplo reconhecimento de seus trabalhos, eles receberão 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão) para dividir.

Inventores do Led Azul, ganhadores do premio Nobel de Física.
Fonte: SINC.                




Nenhum comentário:

Postar um comentário