terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fonte de Alimentação Variável (1 a 25V)

Fonte de Alimentação Variável (1 a 25V)
O que é uma Fonte de Alimentação?
Uma fonte de alimentação é, um dispositivo responsável pela transformação de uma tensão de 110/220V para uma tensão menor como 12V.
No caso da Fonte Variável ela pode ir de 1V até 25V, onde é muito importante para a utilização de equipamentos eletrônicos como: computador, ar condicionado, vídeo-games,etc...
Função dos componentes principais  da Fonte
Basicamente temos o Transformador que transforma uma tensão de 110/220V para 15 ou 12V, Ele é responsável por essa transformação.
Os Retificadores de Tensão( Diodos )eliminam o semi-ciclo negativo, transformando uma tensão AC( alternada ) em tensão DC( Continua )
Os Filtros ( capacitores ) diminuem as pulsações vindas do retificador.
E os Reguladores de Tensão( C.I. LM317/transistors ) elimina as oscilações da forma de onda entregando uma tensão continua. Mantém a tensão de saída constante e estabiliza, mesmo quando há pequenas variações na tensão alternada de entrada ou de rede.
Materiais
Componentes
Quantidade
Transformador 25V x 1,5 A
1
C.I. LM317
1
Diodos Retificadores 1N4007
4
Resistor 3,3KΩ - 1/8W
1
Resistor 220Ω - 1/8W
1
Potenciômetro 4,7 KΩ
1
Capacitor 2200µF x 40V – Eletr
1
Capacitor 10 µF x 25V – Eletr
1

Diversos
Quantidade
Chave Liga-Desliga
1
Chave H-H p/ 110-220V
1
Suporte para Fusível Pequeno
1
Fusível 1 A – pequeno
1
Cabo de Força (rabicho)
1
Bornes: Preto e Vermelho
1
Botão (Knob) para potenciômetro
1
Dissipador de Calor para C.I. LM317
1
Placa de Circuito Impresso(Fenolite) 7x4 cm
1
Caixa Patola
1
Furador de Placa
1
Percloreto de Ferro
1
Caneta de impressão em circuito impresso
1

Desenho do circuito( na placa )


Construção
Primeiro você ira pegar o layout do desenho do circuito e irá furar com o furador de placas os locais indicados(os locais que apresentam círculos):


Depois de você fazer os furos você irá pintar com a caneta as trilhas indicadas no desenho de cima, e logo após isso você preparará o percloreto de ferro(cuidado é ácido) com um pouco de água para corroer a placa de circuito.
Depois de corroer você precisará tirar a tinta que ficou em cima do cobre, e apartir disso você colocará os componentes de acordo com o desenho.
Ao colocar os componentes você precisará de um ferro de solda e estanho, e você soldará todos os pontos onde tem algum tipo de componente, nessa hora cuidado para não juntar as soldas pois a fonte não funcionará assim.
Durante esse processo você poderá fazer furos em sua caixa patola para posicionar o Led, o Botão liga-desliga, a Chave H-H p/ 110-220V, o Suporte para Fusível com o fusível de 1 A dentro, uma saída para o cabo de força, para o potenciômetro e furos para os dois bornes.

Terminado os furos você poderá juntar o circuito dentro da caixa patola e posicionar os componentes externos e ter um multímetro para ajustar a tensão, onde você pode deixar ele fora da fonte ou embutido na fonte. E Pronto você acabou de construir sua fonte.
Outro tipo fonte variável pode ser a de 30 V 

Fonte: sombox.com.br
Esquema da Fonte Variavel 30 V
Fonte Variável de Bancada
Referencia: clickplus. Pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário